terça-feira, 12 de maio de 2015

TURISMO DE COMPRA SP

TURISMO DE COMPRA


A feira deixou de ser um bom local para visita do TURISMO DE COMPRA, o turista cliente não se sente seguro em visitar e realizar compras na feira, ele entra na feira e se sair não sabe se poderá voltar para o seu ônibus.

Estamos falando aqui de um local comercial, no centro comercial de São Paulo, entre as regiões do Bom Retiro, 25 de março, Sta. Ifigênia, é no Brás, que por imposição da Prefeitura é fechado as 12:00 horas. Dizem que cumpre normas, mas são normas criadas pela Prefeitura, sem qualquer consulta aos interessados, pura ditadura, não é? 
 
Pergunta-se: Porque a Prefeitura quer mudar o horário, só do comercio da feira?

Será?...a LICITAÇÃO? Mas porque a feira?


A licitação é para o Circuito das Compras e pertence a essa região: a 25 de Março, Bom Retiro, Santa Ifigênia e Brás. Por acaso a feira da Madrugada está localizada no Brás. Ai perguntamos: porque não fecha O COMERCIO das outras regiões pertencente a licitação, as 12: horas? A feira não está sendo licitada, faz parte de um pacote. OU SERÁ QUE O CIRCUITO DAS COMPRAS É UMA ENGANAÇÃO? O INTERESSE SEMPRE FOI E É A FEIRA DA MADRUGADA?

Sendo assim, a intenção fica mais clara, quando deixam os clientes em situação vexatória e humilhante, é para destruir o comercio da feira, devido ao seu grande valor comercial que é hoje, então destrói hoje, para comprar mais barato e mais fácil amanhã, quando voltará a ter o seu real valor. ???

A única saída para os trabalhadores da Feira da Madrugada é a organização, é criar uma voz para feira, que essa voz fale dos interesses dos trabalhadores, que essa liderança, escolhida por eleição pelos comerciantes da feira, possa intervir na construção da nova feira, para que volte a ser um bom local para O TURISMO DE COMPRAS.



 Grupo Luta e Trabalho 


CR  -  COMISSÃO DA REFORMA




segunda-feira, 11 de maio de 2015

É ISSO MESMO?

É ISSO QUE NÓS QUEREMOS?

- QUANDO A FALA DO PODER PÚBLICO VIRA LIXO.

- DIARIO OFICIAL – SÓ SE PARA OUTRA COISA.

- O QUE PODERÁ ACONTECER COM OS TRABALHADORES, DA FEIRA DA MADRUGADA, DIANTE DESSAS ATITUDES E A LICITAÇÃO?

- DIANTE DAS INVESTIDAS MUNICIPAIS CONTRA OS COMERCIANTES E OS TRABALHADORES DA FEIRA DA MADRUGADA? 
       -  NINGUÉM SABE, NINGUÉM PODE DIZER, ALIAS, NINGUÉM ESTÁ PREOCUPADO, A ELEIÇÃO É SÓ O ANO QUE VEM.

Vejam, que alguma intenção a Prefeitura tem, é só verificar o que está em curso na Feira da Madrugada, a lei, as normas, não tem efeitos para os comerciantes, senão vejamos:

Com o abandono da feira, sem qualquer administração, pois os responsáveis pela administração nunca aparecem no local e só sabem o que está ocorrendo por informações de outras pessoas, vários Box foram invadidos, tanto por aqueles que cansaram de esperar uma atitude da Prefeitura e possuem documentos que comprovam o seu direito, 28/12/2012, ou ainda por aqueles que nada possuem, mas precisam trabalhar e não aceitam ver os Box fechados, largados e os invadem para trabalhar.

A prefeitura publica no Diário Oficial que fará uma fiscalização para a retirada de quem não possui nenhum documento e lança uma lista. Diz que quem estiver ocupando um Box da lista, e ter cadastro publicado na lista do dia 28/12/2012, com cadastro valido e só comunicar a Administração da feira, do cadastro e do Box que está trabalhando, que não serão molestados pela fiscalização.

Acontece que nada disso é valido, a publicação no Diário Oficial de nada vale, é lixo, durante a fiscalização criam outras normas particulares sem nenhuma legitimidade e passam por cima da publicação do Diário Oficial, e retiram do Box aqueles que possuem cadastro do dia 28/12/2012, e ainda dizem que a publicação não vale nada, está errada. Não aceitam qualquer dialogo, todos indistintamente são expulsos do Box, até aqueles que receberam a TPU da prefeitura e o seu Box encontra-se ocupado por outro comerciante sem documento, são expulsos de onde estão, mas não são colocados no seu verdadeiro local, citado na TPU, fica sem trabalhar, enquanto o invasor fica trabalhando no Box, que o dono da TPU, tem de pagar mensalmente R$ 910,00 (Novecentos e dez reais). A quem se socorrer? não tem. os trabalhadores da Feira da Madrugada estão refém da Prefeitura.

Acontece que sabemos o motivo de todo esse desrespeito a direitos, que no tempo da DITADURA  acontecia muito, OS DITADORES DE HOJE TEM UM MOTIVO, chama-se LICITAÇÃO, quem está ganhando com a destruição da feira todos sabem, a destruição é necessária, pois o comerciante ambulante em pé não cai, ele luta, briga, mas não se entrega, só ele destruído, sem qualquer chão é que fraqueja. Todos sabem a importância que dão ao local de onde tira o seu pão de cada dia, a sua destruição os deixam mais fracos, o ambulante fica sem ação e é o que está acontecendo na feira. Estão destruindo o trabalho dos comerciantes, tanto os legais, como os ilegais, tudo segundo a Prefeitura, estão destruindo a feira e o pior, querem destruir os criadores do maior empreendimento social, econômico do Brasil.



GRUPO Luta e Trabalho.




CR - COMISSÃO DA REFORMA


quinta-feira, 7 de maio de 2015

O QUE É ISSO?

A SAGA DE UMA CLASSE TRABALHADORA

A Feira da madrugada é hoje o maior empreendimento popular do Brasil, ou mesmo da América do Sul. A sua importância se estampa, quando se visita a região onde ela funciona.

Conversando com pessoas da região, fica-se sabendo da degradação que era aquele lugar, perigoso e sem qualquer estrutura social, comercial e até de moradia, antes da implantação da Feira da Madrugada, o abandono da região era geral.

A região onde hoje está localizada a feira da madrugada era garagem e pátio de manobra da Rede Ferroviária e moradia de ratos e nada mais. Quando alguém teve a ideia de montar o comercio naquele local, ninguém acreditava no sucesso, menos os ambulantes que começaram trabalhar no local e levar os ônibus pra lá, aliviando o transito no Brás, os ônibus atrapalhava o transito do Brás e região. Com persistência e fé no futuro do comercio ficaram, sofreram, foram noites e dias de dificuldades que só quem participou sabe descrever a angústia de uma luta pelo seu futuro e da sua família. 

Hoje todo mundo quer tirar o projeto das mãos dos antigos ambulantes: com a desculpa de fazer o social, da modernização, retiram suas conquistas e local de trabalho, ou seja, o Box, onde trabalhavam com a família, perderam o direito de trabalhar no local como se isso nada significasse.

O sucesso da Feira da Madrugada, tanto o social, como o econômico, despertou o interesse das pessoas que não entendem a causa do seu sucesso, que é trabalho a todo custo, e que o sucesso alcançado foi devido a muita luta e a certeza do que estava sendo feito.
No entanto, depois de totalmente mudada a cara da região, todos querem ser o dono da situação e fazem de tudo para retirar dos ex- ambulantes a sua criação. Os grupos econômicos da região querem o local para ganhar mais dinheiro, a Prefeitura compartilha dessa situação e cobra dos trabalhadores da Feira um preço muito alto, diz que fará um projeto social no local, mas o projeto social já aconteceu está pronto, a mudança social e econômica da região é evidente, nada de mais social tem para ser realizado no local, a não ser uma boa administração, administração que a prefeitura até hoje não conseguiu fazer, pois sua finalidade é atender as aspirações dos grupos econômicos e ativar a região economicamente, destinando suas instalações para a classe de comerciantes ricos.  

 Com a finalidade de retirar os atuais comerciantes da feira, A Prefeitura lançou a licitação, que chamou de Circuito das Compras, que abrange as Regiões Brás, 25 de março. Bom Retiro e Santa Ifigênia, mas todos os grupos financeiros, interessado na licitação, têm o seu olhar para a Feira da Madrugada, que está localizada no Brás e dizem que farão no local um shopping, dizem que será popular, mas não será, serão expulsos os atuais comerciantes, os Boxes serão entregues ao vencedor da licitação e vendidos a preços da Região, hoje supervalorizados, dizem também que os atuais trabalhadores terão o seu Box garantido, mas será cobrado o preço “popular baseado no preço da região”, qual o preço da região?

Esse é o social do atual governo, o que importa é usar os trabalhadores e suas criações, para com os grandes empresários, fazer o dito social, sem se importar com os resultados e consequências de seus atos.

A Feira da Madrugada, nome conhecido até fora do Brasil se tornou o objetivo de todos os grandes empresários, que estão fazendo todo o esforço para desalojar os atuais comerciantes, para colocar outros de acordo com os seus interesses financeiros. A prefeitura já deu inicio a desocupação da feira, pois diante do decreto 54.318/2013 já conseguiu expulsar vários comerciantes que tinham o seu Box em nome de outra pessoa, marido, filho, irmão, etc., colocado para facilitar a administração dos boxes, pois foram todos tomados dos trabalhadores para serem entregues ao empresário vencedor da licitação, já que depois esse mesmo Box poderá ser alugado ao trabalhador e antigo dono do dele.

A licitação está suspensa, para adequação das suas clausulas, que não será, com certeza, para corrigir as injustiças contra os trabalhadores, será para criar mais vantagens para os empresários, em desfavor aos direitos dos trabalhadores.


 O QUE PODERÁ ACONTECER COM ESSA LICITAÇÃO, DIANTE DAS INVESTIDAS MUNICIPAIS CONTRA OS COMERCIANTES E OS TRABALHADORES DA FEIRA DA MADRUGADA, NINGUEM SABE, NINGUEM PODE DIZER.


GRUPO Trabalho e Luta -


CR - COMISSÃO DA REFORMA