sábado, 6 de junho de 2015

Reunião: Ambulante da rua x Feira da Madrugada





ORDEM DO DIA 

I- Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior; 
II-Posse do 2º Secretário, para período de abril/2015 a set/2015 
III-Apresentação da Secretaria da Educação sobre a situação dos equipamentos no território da subprefeitura Moóca (novo convite); IV-Posicionamento da Subprefeitura da Moóca, sobre as seguintes pendências:Dotação, telegrama convite para suplentes, Plano de Obras (praças), Convite Secretaria de Habitação e outras. 
V-Informação sobre a Oficina de Planejamento e Orçamento Participativo, com os multiplicadores conselheiros do CPOP, na Região Leste (Moóca, Aricanduva, V. Prudente e Sapopemba), em 13 de junho, na Subprefeitura da Moóca. 
VI -Informação ou comentários sobre a Pré-Conferência na Mooca em 30/05/2015 relativa 18ª Conferência Municipal da Saúde. 
VII-Palavra aberta aos Conselheiros e à Plenária; Contando com a valiosa presença de V.Sa., ressaltamos que as deliberações obrigam a todos, inclusive aos conselheiros ausentes e que eventuais inclusões e alterações de pauta poderão ser requeridas e aprovadas por maioria simples. 

AUGUSTO MARTINEZ JOSÉ MARIO BELLESSO SECRETÁRIO COORDENADOR ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AMBULANTES DA SUBPREFEITURA MOÓCA Aos 22 dias do mês de maio, reuniu-se nas dependências da Subprefeitura Moóca, a Comissão Permanente de Ambulantes da Subprefeitura Moóca, com o fim de discutir e conhecer proposta de política municipal para os ambulantes da região administrativa da Subprefeitura Moóca, conforme convocação feita através da Portaria nº 24/SP-MO/GAB/2015, publicada do Diário Oficial da Cidade de São Paulo. A reunião contou com a presença do Sr. Subprefeito da Subprefeitura Moóca Eng. Evando Reis; o Chefe de Gabinete da Subprefeitura Moóca, Sr. Milton Sérgio Junior; o Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arq. Ivanor Batista; o Assessor Jurídico, Dr. Corinto Baldoíno Parreira e Costa; o Supervisor de Planejamento Urbano, Sr. Cleber Serigatto Carvalho; o Chefe da Unidade de Fiscalização de Vias e Logradouros Públicos, Sr. Carlos Eduardo R. da Silva Filho; os representantes da SINDCISP, Sr. Ronei Rodrigues e Sr. Thiago dos Santos Passos; o representante da ALOBRAS, Sr. Samir Ahmad; o representante da COOPAMB, Sr. Armando Alves dos Santos; o representante do CONSEG 57º DP, Sr. Walter A. Marques; o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Economia Informal de São Paulo, Sra. Ana Maria Gasque; o representante do Plano Municipal para o Comércio Ambulante, Sra. Francisca Vânia Maia; o representante da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Moóca, Sr. Francisco A. Parisi; o representante da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Tatuapé, Sr. José de Paiva e o Sr. Delegado de Polícia do 8º DP, Dr. Marco Antonio Duarte. Abertos os trabalhos, com a palavra o Sr. Subprefeito Eng. Evando Reis, expôs sobre a importância do comércio no Brás e que a atual situação do comércio informal nas vias públicas não pode permanecer como está. Informou ainda que a política municipal atual para os ambulantes da Subprefeitura Moóca converge para a realocação para a Feira da Madrugada no Pátio Pari de todos aqueles que detém TPU válido para vias e logradouros públicos, ainda que por força de decisão judicial. O Sr. Prefeito já realizou reuniões com entidades representativas dos ambulantes de São Paulo, oportunidade em que convidou todos os ambulantes a integrar a Feira da Madrugada no Pátio Pari. Os ambulantes que se recusarem a integrar a Feira da Madrugada estão sujeitos a terem seus TPUs revogados, sendo que o primeiro momento é dirigido aos ambulantes das regiões administrativas da Subprefeitura Moóca e da Subprefeitura Sé. As entidades presentes na reunião se manifestaram sobre a proposta em pauta e expuseram propostas e dificuldades. As dificuldades, em suma, foram apontadas com relação aos ambulantes idosos em atender ao horário de funcionamento da Feira da Madrugada, assim como com relação ao número de vagas disponíveis na Feira da Madrugada e o número de ambulantes que existem nas ruas do Brás. Entendem que os ambulantes mais antigos do Brás estão sendo preteridos em face de novos ambulantes irregulares, especialmente os estrangeiros que estão invadindo a região do Brás. As entidades presentes são unanimidade em dizer que são contra ao abuso do comércio informal que se instalou irregularmente na região do Brás, fato este que gera transtorno no trânsito e no comércio formal e macula o nome dos ambulantes dignos que dependem de suas barracas para sustento próprio. As entidades se prontificaram a apresentar propostas ao Sr. Prefeito, pois entendem que os comerciantes cadastrados têm condições de permanecer nas vias públicas desde que devidamente organizados com distância mínima entre as barracas padronizadas, pois os próprios ambulantes foram responsáveis em parte pelo crescimento do comércio formal do Brás e São Paulo e responsáveis pela fundação da Feira da Madrugada, que hoje se tornou um dos maiores pólos de compras do país. Foi apresentada a proposta de que, na hipótese de atender os ambulantes de rua, que sejam abertas vagas para 80% aos brasileiros e cidadãos paulistanos, que são aqueles que votam nos representantes do governo municipal, assim como para que a o valor da taxa (preço público) do TPU seja reduzido. Comentaram que a fiscalização em face dos ambulantes irregulares no Brás é insuficiente devido ao baixo número de agentes fiscalizadores e de Policiais Militares da Operação Delegada. Os representantes do CONSEG 57º DP e da Associação Comercial Moóca e Tatuapé se manifestaram no sentido de que as entidades representativas dos ambulantes deveriam se unir para apresentar projetos e propostas em prol dos ambulantes ao invés de disputarem poder. Foi manifestada proposta de mudança de denominação da Comissão Permanente de Ambulante para Conselho de Organização, em face do desgaste da comissão e ainda pelo fato de que um conselho tem poder de decisão. O Subprefeito Eng. Evando Reis encerrou os trabalhos e expôs que a Subprefeitura Moóca sempre esteve aberta ao povo e que assim permanecerá, sendo que qualquer proposta que possa colaborar com a organização da Cidade de São Paulo é bem-vinda, frisou que a fiscalização nas vias públicas vai ser intensificada com o fim de beneficiar a região administrativa da Subprefeitura Moóca e, por conseqüência, cooperar com a gestão pública municipal. Nada mais, eu, Corinto Baldoíno Parreira e Costa, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelo Presidente que dirigiu os trabalhos, Subprefeito da Subprefeitura Mooca, Eng. Evando Reis.




CR - COMISSÃO DA REFORMA

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